Biografia | Vanessa Hudgens Brasil | Sua fonte sobre Vanessa Hudgens no Brasil!

Biografia


Vanessa Anne Hudgens nasceu no dia 14 de dezembro de 1988, em Salinas, Califórnia e é filha de Gregory Hudgens e Gina Guangco Hudgens; que, além dela, tiveram outra filha, chamada Stella. Vanessa tem ascendência nativa americana e irlandesa por parte do pai e ascendência filipina, chinesa e espanhola por parte de mãe.

A família Hudgens já morou em vários lugares; vivendo praticamente como ciganos, por não terem moradia fixa. Um dos lugares em que viveu foi em Oregon, no sul da Califórnia.

Seu nome é dado por Vanessa pois, quando sua mãe estava grávida dela, uma borboleta do gênero “Vanessa” pousou em sua barriga, dando assim origem ao nome da pequena Baby V.

Pelo fato de sua carreira artística ter começado tão cedo, como veremos a seguir, Vanessa passou a estudar em casa a partir da sétima série, tendo estudado anteriormente na Orange County School of the Arts. Em 2007, numa entrevista com a ex top model, Tyra Banks, comentou sobre sua experiência de não ter ido à uma formatura: “Eu nunca fui ao colégio, então nunca tive a chance de ir a uma formatura”

A música fez parte de sua vida desde a infância, já que todos os seus avôs e avós faziam parte do ramo. A veia artística a impulsionou de tal forma que, aos 8 anos Vanessa começou sua carreira como atriz, participando de musicais muito famosos. Dentre eles estão O Mágico de Oz, Cinderela, O Grinch, O Rei e Eu, Evita, Damn Yankees, O Homem da Música, O Corcunda de Notre Dame, A Pequena Sereia, Caroussel, dentre muitas outras.

Depois de ganhar experiência no teatro, era a vez de entrar no mundo da televisão, mas, por um acaso. O primeiro trabalho de Vanessa na TV aconteceu por acidente, quando uma amiga não pôde comparecer a uma seleção para um comercial e perguntou se ela gostaria de ir. Dito e certo, após conseguir o comercial, V fez uma sucessão de outras pequenas propagandas.

Mas, nada se compara à 2002, quando Vanessa entrou realmente para as telinhas; participou do quarto (4º) episódio da 1ª temporada da série “Still Standing” (“Apesar de Tudo”, no Brasil), interpretando a personagem Tiffany. Os projetos pequenos e iniciantes de V não pararam por aí, essa participação veio seguida de muitas outras, como Nicole, em “Robbery Homicide Division” (décimo episódio da 1ª temporada), “The Brothers Garcia” (quarto episódio da 4ª temporada), como Lindsay, e em “Quintuplets” (vigésimo segundo episódio da 1ª temporada) como Carmen.

Consequentemente, Vanessa também foi parar nas telas dos cinemas. Sua primeira aparição no cinema foi muito discreta, um a personagem praticamente sem fala no filme independente sobre a adolescência da atriz Nikki Reed, intitulado Aos Treze; Vanessa fazia o papel de Noel, uma garota tímida e inteligente.

Seu segundo trabalho nas telonas foi um pouco maior, como uma das personagens principais no longa Thunderbirds, onde fazia a sensitiva Tintin. Além de comerciais, V fez participações em muitas séries, como Os Irmãos García (The Brothers García), Quintuplets, Drake & Josh – onde interpretou a namorada de Drake, Rebecca – e, marcando sua entrada na Disney, também participou de Zack & Cody – Gêmeos em Ação (The Suit Life of Zack & Cody), onde interpretrou Cory e contracenou com suas amigas e futuras co-stars em High School Musical, Ashley Tisdale e Monique Coleman.

A grande chance de entrar no hall da fama de Hollywood chegou no fim de 2005, quando Vanessa fez o teste para o novo musical da Disney, chamado High School Musical. Após competir o papel de Gabriella Montez com mais de 600 meninas, Vanessa encantou Kenny Ortega, diretor e coreógrafo do filme, ao cantar Angels, de Robbie Williams. Depois de inúmeras eliminatórias, um dos fatos determinantes para a escolha dos papéis principais foi a química; nesse ponto, Vanessa e Zac Efron chamaram muito a atenção de Kenny, dando aos dois os papéis de Gabriella Montez e Troy Bolton, respectivamente.

O musical foi, definitivamente, o divisor de águas na carreira de Vanessa. HSM virou febre internacional, batendo todos os recordes de audiência da Disney Channel em todo o mundo. Além disso, as músicas cantadas por Zac e Vanessa na trilha sonora quebraram grandes recordes, dentre elas, o dueto Breaking Free, que subiu da posição 86 no Billboard Hot 100, para a 4ª posição em apenas uma semana, configurando o maior salto de uma música na tabela em 48 anos.

Como Gabriella e Troy, os dois conseguiram a façanha de emplacar suas 6 primeiras canções em apenas 2 semanas na tabela, considerando as em que todo o elenco participava, no ranking da Billboard, batendo o antigo recorde dos Beatles, que conseguiram emplacar suas 4 primeiras canções em 4 semanas na tabela.

Através do sucesso ganho a partir da franquia, Vanessa deu início à sua carreira musical, gravando seu primeiro álbum, V, lançado pela gravadora Hollywood Records em 26 de setembro de 2006. Em sua primeira semana o álbum atingiu as 34 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, ficando no 24º lugar na parada Billboard 200. O álbum ultrapassou a marca das 570 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, e no mundo mais de 1 milhão de cópias, conseguindo disco de platina na Argentina e de ouro nos Estados Unidos. Com o hit Baby Come Back To Me, Vanessa conseguiu o 55º lugar na parada; mas o grande sucesso desse álbum foi, Say Ok, lançado em 2007. Apesar de ter ficado em 61º no Billboard Hot 100, o clipe, que contava com a participação de Zac Efron, foi o vídeo mais assistido do YouTube por cerca de 2 anos.

Em novembro de 2006, iniciou a turnê de High School Musical junto com o elenco (sem a participação de Zac Efron, que fora substituído por Drew Seeley), que passou pela América do Norte e América Latina, lotando muitos shows, inclusive no Brasil. Além de cantar músicas do filme, Vanessa também cantou 3 canções do seu álbum: Come Back to Me, Say OK e Let’s Dance. A turnê foi até maio de 2007. Ainda em 2007, no Teen Choice Awards, V ganhou como cantora revelação e seu álbum foi classificado em 7º na lista dos “Álbuns do Ano” pela Billboard. Ela ainda faz uma participação especial no primeiro álbum de seu amigo e colega de High School Musical, Corbin Bleu, na música Still There For Me.

Vanessa alcançava a cada dia mais fama e notoriedade por seu papel em High School Musical. Porém, no dia 6 de Setembro de 2007, caíram na mídia fotos íntimas suas, causando assim uma reviravolta em sua carreira. Especulava-se que Hudgens não retornaria ao seu papel de Gabriella Montez na sequência e último filme da franquia, High School Musical 3, e circulava a notícia de que sua substituta seria a atriz Sabrina Bryan, famosa por seu papel no filme e grupo The Cheetah Girls. Com vergonha, Hudgens se desculpou com os fãs, e declarou: “Estou envergonhada com essa situação e arrependida por ter tirado essas fotos. Agradeço a todos os fãs e familiares que me apoiaram.”. A atriz então começou a fazer sessões de terapia, sempre acompanhada por sua mãe, Gina Hudgens, no fim de 2007, para conversar e tentar superar os efeitos do “escândalo” das fotos. Tudo estava começando a se encaixar novamente, já que Hudgens não havia sido retirada do elenco de High School Musical 2.

Em outubro de 2007, High School Musical 2 foi lançado, batendo recordes ao redor do globo. Com vendas do álbum ultrapassando 3 milhões de cópias nos EUA e mais de 7,5 milhões mundialmente. HSM 2 alcançou a marca histórica de 17,2 milhões de americanos que assistiram à primeira exibição do filme, sendo a maior audiência de todos os filmes originais da Disney na história da televisão a cabo norte-americana.

Após a estréia de HSM2, Vanessa tornou público seu relacionamento com Zac Efron. Rumores indicavam que o namoro dos dois havia começado durante as gravações do primeiro filme da franquia, em 2005. Zanessa, como os fãs, carinhosamente, chamavam – e ainda chamam -, durou pouco mais de 5 anos, chegando ao fim oficialmente no dia 13 de dezembro de 2010, um dia antes do aniversário de Vanessa.

Em dezembro de 2007, V cantou para 45 mil pessoas, em um evento destinado ao ex-presidente norte-americano, George W. Bush, cantando com artistas como Ne-Yo e Katharine McPhee.

O segundo álbum solo de Vanessa, Identified, foi lançado em 1º de julho de 2008 e teve como primeira – e única – música de trabalho Sneakernight, lançada na Radio Disney em 11 de abril e no iTunes em 27 de maio. O álbum vendeu 22 mil cópias na primeira semana, estreando na 23ª posição na parada da Billboard. O single Sneakernight atingiu a 88ª posição no Billboard Hot 100 e permaneceu por cerca de 9 semanas no Hot Dance Club Play da Billboard. High School Musical 3, terceiro e último filme da franquia que, dessa vez, estrearia nos cinemas, foi a despedida de Vanessa como Gabriella Montez. Uma nova estrada se abriria para a atriz que tinha o nome de sua personagem solidificado em sua carreira, se tornando uma forma de identificá-la.

Quem pensou que Vanessa Hudgens ficaria estagnada em papéis na Disney e de fora do cenário hollywoodiano estava redondamente enganado. Em 14 de agosto de 2009 estreava Bandslam (no Brasil, High School Band), filme em que V interpretada a retraída Sa5m (o 5 é mudo!). Para o filme, ela adotou um visual mais voltado ao rock, tendo até que falar mais grosso, diferentemente do que a víamos fazer em High School Musical. O filme foi bastante aclamado pela crítica e ganhou diversos prêmios, inclusive um de melhor filme para a família. A atuação de Vanessa também rendeu boas críticas; David Waddington do North Wales Pioneer notou que ela “ofusca o resto do elenco, não se encaixando com a narrativa pária, fazendo com que o clímax inevitável se torne bem mais esperado” e Philip French do The Guardian comparou sua atuação a Thandie Newton e Dorothy Parker.

Todo o sucesso deu a oportunidade a Vanessa de, ainda em 2009, comparecer ao Globo de Ouro e fazer uma apresentação no Oscar juntamente com Zac Efron, Beyoncé, Hugh Jackman e Amanda Seyfried. Na revista Maxim, foi considerada a 27ª mulher mais sexy de 2009; apareceu em outras duas listas renomadas que classificaram as “100 Mulheres mais Sexys de 2009″, ficando em 67º e 42º lugar, respectivamente; foi considerada uma das pessoas mais bonitas do mundo em 2009 pela Who Magazine e pela People, sendo a mais nova da lista. Em 2010, foi considerada a 2ª mulher mais bonita do mundo, pela consagrada revista People.

Vanessa também participou do longa Beastly, um re-make mais atual do conto de fadas A Bela e a Fera, onde interpretava Lindy e contracenava com Alex Pettyfer, Neil Patrick Harris e Mary-Kate Olsen. Focando em sua carreira como atriz, Vanessa foi escalada para o longa de Zack Snyder, Sucker Punch – Mundo Surreal, atuando como Blondie e contracenando com Emily Browning e Jamie Chung. O teaser do trailer obteve críticas extremamentes positivas e o trailer oficial do filme foi considerado um dos melhores de 2010, colocando o longa na lista dos mais esperados para 2011.

À convite de Neil Patrick Harris, colega de elenco em Beastly, Vanessa voltou aos palcos para viver Mimi, no aclamado musical Rent. A peça foi apresentada dos dias 6 a 8 de agosto de 2010 no Hollywood Bowl, tendo seus ingressos esgotados para todos os dias. Vanessa recebeu muitos elogios por sua atuação.

Em 2011 Vanessa começou um relacionamento com o também ator Austin Butler. Os dois se conheceram através de Ashley Tisdale e estão juntos até a presente data, sendo carinhosamente chamados por Vaustin pelos fãs.

Em 2012, Vanessa participou do filme Journey 2 – The Mysterious Island  (no Brasil,  A Viagem 2 – A Ilha Misteriosa), juntamente com Josh Hutcherson, Michael Caine e Dwayne Johnson, The Rock, atuando como Kailani. O dvd do longa bateu recordes, ficando nos primeiros lugares nas tabelas dos mais vendidos nos Estados Unidos apenas na primeira semana.

Em julho de 2013 o filme The Frozen Ground (Sangue no Gelo) teve sua estreia nas telonas da Europa. Vanessa obteve ótimas críticas sobre sua atuação no filme. Os críticos chegaram a falar que ela, juntamente com John Cusack, salvavam o enredo do filme e se destacava, prendendo o telespectador à história. No longa ela interpreta Cindy Paulson, uma jovem que foi a única vítima que sobreviveu ao ataque de um criminoso que estuprava e depois matava as vítimas, se tornando a chave para a solução dos crimes.

Com certeza, o hit de Vanessa em 2013 é o filme Spring Breakers (Spring Breakers: Garotas Perigosas), onde contracenou com Selena Gomez, Ashley Benson, Rachel Korine e James Franco; vivendo a sexy Candy. O filme foi um dos mais vistos nos Festivais de Veneza e Toronto, além de ser o filme independente mais visto e com maior arrecadação no primeiro semestre de 2013. O longa trouxe Hudgens de volta aos estúdios, onde, em colaboração com a banda Young LA, gravou o single $$$ex.

Em 2014 aconteceu o lançamento do filme independente, Gimme Shelter (Em Busca de Um Lar), que traz V de cabelos curtos e 13kg a mais como a adolescente Agnes “Apple” Bailey, primeiro longa em que a atriz é a personagem principal. Sem dúvidas, este foi o papel mais desafiador e emocionante da atriz. Agnes é uma garota que foge da casa da mãe problemática, abusiva e viciada em drogas (Rosario Dawson) para procurar seu pai, um grande empresário de Wall Street (Brendar Fraser). Ao desenrolar do filme, a jovem descobre estar grávida, e assim enfrenta diversos problemas. O longa foi muito elogiado, assim como a atuação de Hudgens.

No final de 2013, Vanessa gravou o longa The Kitchen Sink que, em 2015 teve seu nome alterado para Freaks Of Nature. O filme começou a ser exibido de forma restrita – em cinemas específicos – nas telonas norte americanas no dia 31 de outubro de 2015, para marcar a festa de Halloween, tradição americana. Freaks Of Nature é uma comédia com zumbis, vampiros e alienígenas, onde ela (no papel de Lorelei) contracenará com Nicholas Braun, Mackenzie Davis e Josh Fadem.

Com seu enorme sucesso, Vanessa já representou diversas marcas e campanhas americanas, sendo as principais: Neutrogena (de 2006 à 2011); Ecko (de 2007 à 2009); Sears Arrive (2008); Candie’s (2011) e Bongo (2014).

Em meados de 2014 Vanessa participou de workshops e leituras do musical “Gigi”. Com isso, foi chamada para viver a personagem principal Gigi Alvaréz (vivida anteriormente por Audrey Hepburn e Leslie Caron) na adaptação da Broadway. A peça estreará no Teatro Eisenhower no John F. Kennedy Center for the Performing Arts em Washington, D.C., de 16 de janeiro até 12 de fevereiro, antes de estrear na Broadway em 2015. Baseado na novela de Colette, “Gigi” é um romance cômico de uma garota parisiense na virada do século 20, que visa se tornar cortesã até que ela encontra Gaston, um bom partido que se apaixona por ela.

Gigi teve sua temporada de shows na Broadway encerrada em junho de 2015 e segue para uma tour pelos Estados Unidos sem a participação de Hudgens.

No início de 2015, Vanessa foi escalada para a produção Grease: Live, uma adaptação do musical Grease, dos anos 70, e do longa Grease, dos anos 80 – estrelado por John Travolta. Grease: Live será um musical ao vivo, televisionado pela emissora FOX, onde o público irá, de alguma forma, interagir com o decorrer da história. Vanessa viverá Rizzo, a antagonista e principal do grupo Pink Ladies. A transmissão será feita no dia 31 de janeiro de 2016.

Podemos esperar muitas coisas de Vanessa ainda, já que existem rumores de um retorno à músicas e infinitas possibilidades de filmes e contratos de publicidade.