Biografia    Discografia    Filmografia    Premios    Alfabeto    Voltar ao site    

Biografia

Que Vanessa Anne Hudgens é uma atriz de múltiplos talentos, todos nós já sabemos. Ela é uma ameaça tripla: canta, dança e atua. Agora, e o que você não sabe sobre a carreira dessa garota de múltiplas ascendências? Descubra tudo – e um pouco mais – aqui!

bio1Vanessa Anne Hudgens nasceu no dia 14 de dezembro de 1988, em Salinas, Califórnia e é filha de Gregory Hudgens e Gina Guangco; que, além dela, tiveram outra filha, chamada Stella. Vanessa tem ascendência nativa americana e irlandesa por parte do pai e ascendência filipina, chinesa e espanhola por parte de mãe.

Pelo fato de sua carreira artística ter começado tão cedo, como veremos a seguir, Vanessa passou a estudar em casa a partir da sétima série. Em 2007, numa entrevista com a ex top model, Tyra Banks, comentou sobre sua experiência de não ter ido à uma formatura:

Eu nunca fui ao colégio, então nunca tive a chance de ir a uma formatura…

A música fez parte de sua vida desde a infância, já que todos os seus avôs e avós faziam parte do ramo. A veia artística a impulsionou de tal forma que, aos 8 anos Vanessa começou sua carreira como atriz, participando de musicais muito famosos. Dentre eles estão O Mágico de Oz, Cinderella, O Grinch, O Rei e Eu, Evita, Damn Yankees, O Homem da Música, O Corcunda de Notre Dame, A Pequena Sereia, Caroussel, dentre tantas outras.

Depois de ganhar experiência no teatro, era a vez de entrar no mundo da televisão, mas, por um acaso. O primeiro trabalho de Vanessa na TV aconteceu por acidente, quando uma amiga não pôde comparecer a uma seleção para um comercial e perguntou se ela gostaria de ir. Dito e certo, após conseguir o comercial, V fez uma sucessão de outras pequenas propagandas. Sua primeira aparição no cinema foi muito discreta, um a personagem praticamente sem fala no filme independente sobre a adolescência da atriz Nikki Reed, intitulado Aos Treze; Vanessa fazia o papel de Noel, uma garota tímida e inteligente.

Seu segundo trabalho nas telonas foi um pouco maior, como uma das personagens principais no longa Thunderbirds, onde fazia a sensitiva Tintin. Além de comerciais, V fez participações em muitas séries, como Os Irmãos García (The Brothers García), Quintuplets, Drake & Josh – onde interpretou a namorada de Drake, Rebecca – e, marcando sua entrada na Disney, também participou de Zack & Cody – Gêmeos em Ação (The Suit Life of Zack & Cody), onde interpretrou Cory e contracenou com suas amigas e futuras co-stars em High School Musical, Ashley Tisdale e Monique Coleman.bio2

A grande chance de entrar no hall da fama de Hollywood chegou no fim de 2005, quando Vanessa fez o teste para o novo musical da Disney, chamado High School Musical. Após competir o papel de Gabriella Montez com mais de 600 meninas, Vanessa encantou Kenny Ortega, diretor e coreógrafo do filme, ao cantar Angels, de Robbie Williams. Depois de inúmeras eliminatórias, um dos fatos determinantes para a escolha dos papéis principais foi a química; nesse ponto, Vanessa e Zac Efron chamaram muito a atenção de Kenny, dando aos dois os papéis de Gabriella Montez e Troy Bolton, respectivamente.

Desde o primeiro momento, eles caminharam para a sala e cantaram e dançaram com o elenco, mas havia algo maior lá. Eles tinham algo no olhar. Tinha algo que ninguém mais tinha e não encontraríamos em outras pessoas. Não foi possível encontrar alguma coisa mais forte. É um pouco de um conto de fadas. (Kenny Ortega sobre química entre Zac e Vanessa)

O musical foi, definitivamente, o divisor de águas na carreira de Vanessa. HSM virou febre internacional, batendo todos os recordes de audiência da Disney Channel em todo o mundo. Além disso, as músicas cantadas por Zac e Vanessa na trilha sonora quebraram grandes recordes, dentre elas, o dueto Breaking Free, que subiu da posição 86 no Billboard Hot 100para a 4ª posição em apenas uma semana, configurando o maior salto de uma música na tabela em 48 anos.

Como Gabriella e Troy, os dois conseguiram a façanha de emplacar suas 6 primeiras canções em apenas 2 semanas na tabela, considerando as em que todo o elenco participava, no ranking da Billboard, batendo o antigo recorde dos Beatles, que conseguiram emplacar suas 4 primeiras canções em 4 semanas na tabela.

Através do sucesso ganho a partir da franquia, Vanessa deu início à sua carreira musical, gravando seu primeiro álbum, V, lançado pela gravadora Hollywood Records em 26 de setembro de 2006. Em sua primeira semana o álbum atingiu as 34 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, ficando no 24º lugar na parada Billboard 200. O álbum ultrapassou a marca das 570 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, e no mundo mais de 1 milhão de cópias, conseguindo disco de platina na Argentina e de ouro nos Estados Unidos. Com o hit Baby Come Back To Me, Vanessa conseguiu o 55º lugar na parada; mas o grande sucesso desse álbum foi, Say Ok, lançado em 2007. Apesar de ter ficado em 61º no Billboard Hot 100, o clipe, que contava com a participação de Zac Efron, foi o vídeo mais assistido do YouTube por cerca de 2 anos.

Em novembro de 2006, iniciou a turnê de High School Musical junto com o elenco (sem a participação de Zac Efron, que fora substituído por Drew Seeley), que passou pela América do Norte e América Latina, lotando muitos shows, inclusive no Brasil. Além de cantar músicas do filme, Vanessa também cantou 3 canções do seu álbum: Come Back to Me, Say OK e Let’s Dance. A turnê foi até maio de 2007. Ainda em 2007, no Teen Choice Awards, V ganhou como cantora revelação e seu álbum foi classificado em 7º na lista dos “Álbuns do Ano” pela Billboard. Ela ainda faz uma participação especial no primeiro álbum de seu amigo e colega de High School Musical, Corbin Bleu, na música Still There For Me.

bio3High School Musical 2 foi lançado em outubro de 2007, batendo recordes ao redor do globo. Com vendas do álbum ultrapassando 3 milhões de cópias nos EUA e mais de 7,5 milhões mundialmente. HSM 2 alcançou a marca histórica de 17,2 milhões de americanos que assistiram à primeira exibição do filme, sendo a maior audiência de todos os filmes originais da Disney na história da televisão a cabo norte-americana.

Após a estréia de HSM2, Vanessa tornou público seu relacionamento com Zac Efron. Rumores indicavam que o namoro dos dois havia começado durante as gravações do primeiro filme da franquia, em 2005. Zanessa, como os fãs, carinhosamente, chamavam – e ainda chamam -, durou pouco mais de 5 anos, chegando ao fim oficialmente no dia 13 de dezembro de 2010, um dia antes do aniversário de Vanessa.

Em dezembro de 2007, V cantou para 45 mil pessoas, em um evento destinado ao ex-presidente norte-americano, George W. Bush, cantando com artistas como Ne-Yo e Katharine McPhee.

O segundo álbum solo de Vanessa, Identified, foi lançado em 1º de julho de 2008 e teve como primeira – e única – música de trabalho Sneakernightlançada na Radio Disney em 11 de abril e no iTunes em 27 de maio. O álbum vendeu 22 mil cópias na primeira semana, estreando na 23ª posição na parada da Billboard. O single Sneakernight atingiu a 88ª posição no Billboard Hot 100 e permaneceu por cerca de 9 semanas no Hot Dance Club Play da Billboard. bio4High School Musical 3, terceiro e último filme da franquia que, dessa vez, estrearia nos cinemas, foi a despedida de Vanessa como Gabriella Montez. Uma nova estrada se abriria para a atriz que tinha o nome de sua personagem solidificado em sua carreira, se tornando uma forma de identificá-la.

Quem pensou que Vanessa Hudgens ficaria estagnada em papéis na Disney e de fora do cenário hollywoodiano estava redondamente enganado. Em 14 de agosto de 2009 estreava Bandslam (no Brasil, High School Band), filme em que V interpretada a retraída Sa5m (o 5 é mudo!). Para o filme, ela adotou um visual mais voltado ao rock, tendo até que falar mais grosso, diferentemente do que a víamos fazer em High School Musical. O filme foi bastante aclamado pela crítica e ganhou diversos prêmios, inclusive um de melhor filme para a família. A atuação de Vanessa também rendeu boas críticas; David Waddington do North Wales Pioneer notou que ela “ofusca o resto do elenco, não se encaixando com a narrativa pária, fazendo com que o clímax inevitável se torne bem mais esperado” e Philip French do The Guardian comparou sua atuação a Thandie Newton e Dorothy Parker.

Todo o sucesso deu a oportunidade a Vanessa de, ainda em 2009, comparecer ao Globo de Ouro e fazer uma apresentação no Oscar juntamente com Zac Efron, Beyoncé, Hugh Jackman e Amanda Seyfried. Na revista Maxim, foi considerada a 27ª mulher mais sexy de 2009; apareceu em outras duas listas renomadas que classificaram as “100 Mulheres mais Sexys de 2009″, ficando em 67º e 42º lugar, respectivamente; foi considerada uma das pessoas mais bonitas do mundo em 2009 pela Who Magazine e pela People, sendo a mais nova da lista. Em 2010, foi considerada a 2ª mulher mais bonita do mundo, pela consagrada revista People.

Vanessa também participou do longa Beastly, um re-make mais atual do conto de fadas A Bela e a Fera, onde interpretava Lindy e contracenava com Alex Pettyfer, Neil Patrick Harris e Mary-Kate Olsen. Focando em sua carreira como atriz, Vanessa foi escalada para o longa de Zack Snyder, Sucker Punch – Mundo Surreal, atuando como Blondie e contracenando com Emily Browning e Jamie Chung. O teaser do trailer obteve críticas extremamentes positivas e o trailer oficial do filme foi considerado um dos melhores de 2010, colocando o longa na lista dos mais esperados para 2011.

bio5À convite de Neil Patrick Harris, colega de elenco em Beastly, Vanessa voltou aos palcos para viver Mimi, no aclamado musical Rent. A peça foi apresentada dos dias 6 a 8 de agosto de 2010 no Hollywood Bowl, tendo seus ingressos esgotados para todos os dias. Vanessa recebeu muitos elogios por sua atuação.

Em 2011 Vanessa começou um relacionamento com o também ator Austin Butler. Os dois se conheceram através de Ashley Tisdale e estão juntos até a presente data, sendo carinhosamente chamados por Vaustin pelos fãs.

Em 2012, Vanessa participou do filme Journey 2 – The Mysterious Island  (no Brasil,  A Viagem 2 – A Ilha Misteriosa), juntamente com Josh Hutcherson, Michael Caine e Dwayne Johnson, The Rock, atuando como Kailani. O dvd do longa bateu recordes, ficando nos primeiros lugares nas tabelas dos mais vendidos nos Estados Unidos apenas na primeira semana.

Em julho de 2013 o filme The Frozen Ground teve sua estreia nas telonas da Europa. Vanessa obteve ótimas críticas sobre sua atuação no filme. Os críticos chegaram a falar que ela, juntamente com John Cusack, salvavam o enredo do filme e se destacava, prendendo o telespectador à história. No longa ela interpreta Cindy Paulson, uma jovem que foi a única vítima que sobreviveu ao ataque de um criminoso que estuprava e depois matava as vítimas, se tornando a chave para a solução dos crimes.

Para meados de 2014 é esperado o lançamento do filme independente, Gimme Shelter, que traz V como a jovem Agnes “Apple” Bailey, primeiro longa em que a atriz é a personagem principal. Agnes é uma garota que descobre que está grávida e sai da casa da mãe problemática (Rosario Dawson) para procurar seu pai, um grande empresário de Wall Street (Brendar Fraser). O longa já está em negociações para ser exibido em dois festivais no ano que vem. As poucas pessoas que viram o filme, destacam a interpretação de Vanessa como algo único.

bio6Com certeza, o hit de Vanessa em 2013 é o filme Spring Breakers, onde contracena com Selena Gomez, Ashley Benson e Rachel Korine; vivendo a sexy Candy. O filme foi um dos mais vistos nos Festivais de Veneza e Toronto, além de ser o filme independente mais visto e com maior arrecadação no primeiro semestre de 2013.

O longa trouxe Vanessa de volta aos estúdios, onde, em colaboração com a banda Young LA, gravou o single $$$ex, que está já está sendo vendido no iTunes.

Ainda podemos esperar mais músicas de Vanessa, afinal, ela já foi confirmada para a animação The Great Migration, onde voltará a fazer um trabalho com uma de suas melhores amigas e ex-colega em High School Musical, Ashley Tisdale. As duas gravarão músicas para a trilha sonora do filme.

No momento, Vanessa começou as gravações do longa The Kitchen Sink, uma comédia com zumbis, vampiros e alienígenas, onde ela contracenará com Nicholas Braun, Mackenzie Davis e Josh Fadem. O filme tem previsão para lançamento no dia 24 de Outubro de 2014.